Toledo se mobiliza em apoio a Rio Bonito do Iguaçu e define ponto de arrecadação

Reunião emergencial na manhã deste sábado (08) serviu para definir estratégias de como auxiliar na reconstrução da cidade.

Na manhã deste sábado (08), o prefeito em exercício de Toledo, Lucio De Marchi, reuniu representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal e secretarias da administração municipal para alinhar as ações de apoio ao município de Rio Bonito do Iguaçu, atingido por um tornado na noite de sexta-feira (07).

Durante a reunião, Lucio destacou o espírito de solidariedade do povo toledano e o comprometimento da administração com o auxílio emergencial às famílias afetadas.

Estamos reunidos para auxiliar nessa tragédia em Rio Bonito do Iguaçu.

Poderia ter acontecido com a gente.

É hora de envolver todos os municípios e tomarmos medidas conjuntas para contribuir com este município importante do nosso Estado.

Estamos mobilizados diante desta tragédia e vamos trabalhar a partir de hoje para ajudar”, afirmou o prefeito em exercício.

Lucio solicitou que cada secretaria indique pelo menos um servidor para integrar o mutirão de apoio, reforçando a necessidade de união entre os órgãos públicos.

“O povo de Toledo é muito solidário e vai ajudar nossos irmãos de Rio Bonito do Iguaçu”, completou.

ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS - O 1º tenente Fonseca, do 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, informou que o comando-geral da corporação está no local, onde foi instalado um gabinete para coordenar as ações e apurar as necessidades imediatas.

Segundo ele, informações preliminares apontam para a necessidade de doações, mas reforçou que o trabalho será feito de forma organizada.

O exemplo do que aconteceu no Rio Grande do Sul nos deu uma capacidade maior de administração neste tipo de ocorrência”, observou.

Já o sargento Buzolin, também do Corpo de Bombeiros, destacou que o levantamento inicial sobre o número de vítimas e suas necessidades ainda está em andamento.

“Toda catástrofe exige abrigo, alimentação e roupas.

Esses são itens fundamentais.

A Defesa Civil está preocupada com a organização no recebimento de donativos, por isso a sociedade deve aguardar as orientações oficiais”, reforçou.

O coordenador da Defesa Civil, Vanderlei Ceolin, lembra ainda que todas as informações serão repassadas através do canal oficial de comunicação da Prefeitura de Toledo para melhor organização do trabalho.

 “Compreendemos a vontade das pessoas em ajudar neste momento, porém, é importante estarmos organizados para atender quem precisa com aquilo que é necessário”, disse.

PONTO DE COLETA OFICIAL - O ponto de recolhimento oficial das doações será o Centro Administrativo Duílio Genari (antigo prédio do Supermercado Muffato, na Grande Pioneiro).


No local, será instalado um posto da Guarda Municipal para garantir a segurança e orientar o funcionamento da coleta.

Os voluntários serão distribuídos por meio de escala organizada, e o ponto funcionará das 8h às 20:00, abrindo excepcionalmente neste sábado a partir das 15:00.

Antes será feita a limpeza do local.

ITENS A SEREM DOADOS - Neste primeiro momento, serão arrecadados: colchões; água potável; alimentos não perecíveis; roupas, cobertores e roupas de cama em boas condições.

As doações serão encaminhadas conforme a necessidade das famílias atingidas.

Além disso, o município solicita doações de palets, papel filme e uma empilhadeira, itens necessários para o acondicionamento e transporte dos donativos.

O Centro Administrativo também poderá ser usado como ponto de apoio aos demais municípios da região.

A Cozinha Social de Toledo está preparada para enviar marmitas aos trabalhadores envolvidos nas ações em Rio Bonito do Iguaçu, e o município poderá disponibilizar equipamentos, máquinas e servidores para reforçar o trabalho.

 CUIDADO COM FALSAS CAMPANHAS - A Prefeitura alerta que não há campanha oficial via PIX para arrecadação de recursos financeiros.

“A Prefeitura de Toledo não fez nenhuma campanha neste sentido e reforçamos que as pessoas evitem contribuir dessa forma.

É importante buscar informações nos canais oficiais e veículos de comunicação para que a ajuda seja realmente efetiva”, reforçou o secretário de Comunicação, Márcio Pimentel.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 153.

AGILIDADE NAS AÇÕES LEGISLATIVAS - O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Baierle, informou que será encaminhado um Projeto de Lei especial com data retroativa para autorizar o envio de marmitas, equipamentos, máquinas e eventualmente servidores de Toledo à equipe que atua em Rio Bonito do Iguaçu.


Baierle também sugeriu a criação de uma Comissão Especial para agilizar a tramitação do projeto, que deve ser votado na sessão de terça-feira (11) e em segundo turno na quarta (12), durante sessão extraordinária.

“É uma ação importante para adiantar as questões burocráticas”, afirmou o presidente.

Também participaram da reunião os vereadores Chumbinho Silva, Kathi Nascimento, Olinda Fiorentin, Professor Oséias, Pedro Varella e Ricardinho Santos, além de servidores e representantes da Defesa Civil.