Secretaria de Assistência Social alerta sobre golpes de Auxílio Gás

A Secretaria de Assistência Social alerta que falsos funcionários do “auxílio gás” estão tentando aplicar golpes por meio do WhatsApp.

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Smas), alerta a população de que falsos funcionários do “Auxílio Gás”, do Governo Federal, estão tentando aplicar golpes por meio do aplicativo WhatsApp.

Os golpistas estão enviando mensagens falsas com o intuito de obter dados pessoais e bancários das pessoas.

A Smas orienta a não responder mensagens suspeitas, ignorar e bloquear, nunca repassar informações pessoais, e por fim, denunciar à Polícia Civil e aos canais oficiais do Governo Federal.

“Há algumas formas de descobrir se é um golpe ou não, por exemplo: benefícios sociais não exigem pagamento, depósito, taxa ou transferência para desbloquear.

O governo também não envia links pelo WhatsApp solicitando atualização cadastral ou desbloqueio.

É necessário sempre conferir informações exclusivamente nos canais oficiais, como aplicativos do Bolsa Família, Cadastro Único ou Cras [Centro de Referência de Assistência Social]”, alertou a diretora de Proteção Social Básica, Rejane Neumann. 

A Smas tem atuado com ações preventivas e orientativas, como: divulgação de avisos oficiais nas redes sociais e nos equipamentos  (Cras e Centros de Referência Especializado em Assistência Social-Creas); orientações diretas às famílias durante os atendimentos, reforçando que não existe qualquer tipo de cobrança para liberação de benefícios e registrar Boletim de Ocorrência (BO) imediatamente, de preferência citando o tipo de fraude e todos os detalhes como ligações, mensagens, valores e dados repassados.


Como a população pode exercer seu direito ao benefício:

O acesso ao Auxílio Gás é exclusivamente por meio do Cadastro Único (CadÚnico). Para ter direito ao benefício, a família deve atender aos seguintes critérios:

  • Estar inscrita no Cadastro Único e com os dados atualizados nos últimos 24 meses.
  • Possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, equivalente a R$ 759,00 em 2025.

O Cadastro Único só é realizado e atualizado presencialmente no Cras.

Não existem atendimentos externos por WhatsApp, links, intermediários ou cobranças para inclusão ou atualização cadastral.

Somente a equipe do Cras está autorizada a realizar o registro e garantir a segurança das informações da família.

Para mais informações, a população pode buscar atendimento no Cras de referência ou ligar na ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) pelo telefone 121.