Secretaria de Agricultura promove encontro de piscicultores com palestras e jantar especial

No dia 7 de novembro o Clube Caça e Pesca de Toledo receberá o “Prosa no Agro - Encontro dos Piscicultores”,um evento que visa promover a integração entre os piscicultores e apresentar temas relevantes para a piscicultura.

O Clube Caça e Pesca de Toledo será palco do evento “Prosa no Agro - Encontro dos Piscicultores”, um encontro que visa promover a integração entre os piscicultores, fortalecendo a atividade aquícola por meio da união e da cooperação entre os produtores.

O evento será realizado na sexta-feira (07) às 19h no estande da Prefeitura de Toledo e conta com inscrições gratuitas até terça-feira (04).

Aos interessados em participar do encontro, é possível realizar a inscrição por meio de um formulário online, que possui mais informações sobre o evento.

O encontro contará com um jantar e apresentações de temas como: “Instituto Água e Terra (IAT): Outorgas e Licenciamento Ambiental”, que será ministrado pelo chefe regional do IAT, Sr. José Volnei Bisognin, e os técnicos Arthur Schaefer Karpinski, Luiz Henrique Fiorucci e Nalva Alina Fritzen.

O assunto tem o objetivo de apresentar os procedimentos necessários para a solicitação de outorgas e licenciamento ambiental, esclarecendo como esses processos são realizados e quais etapas envolvem os empreendimentos aquícolas.

Na sequência, o Dr. Carlos Zacarkim ministrará uma palestra sobre a “Piscicultura 2030, cenários, tendências e estratégias" com o objetivo de apresentar uma visão de futuro para a piscicultura, discutindo os cenários esperados para os próximos anos, as principais tendências do setor e as estratégias necessárias para o desenvolvimento sustentável e competitivo da atividade.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, Daliana Uemura, o encontro dos piscicultores é mais do que um momento de capacitação, é uma oportunidade de estimular a união do setor.

“Hoje, os produtores da piscicultura ainda não possuem representantes no Conselho do Agronegócio de Toledo, e isso limita muitas discussões importantes.

Precisamos fortalecer essa organização coletiva para garantir que as demandas e desafios da atividade tenham voz e participação efetiva nas decisões do município”, comentou.

A coordenadora de Proteína Animal, Karoline Filadelfo, também reforçou o convite ao encontro.

“O principal objetivo deste evento é promover a integração entre os piscicultores, fortalecendo a atividade aquícola por meio da união e da cooperação entre os produtores.

Buscamos criar um espaço de diálogo para compartilhar experiências, discutir os desafios e as conquistas do setor, além de trocar conhecimentos, identificar problemas comuns e construir, juntos, soluções eficazes”, frisou a coordenadora.