Quem receber mensagens suspeitas por e-mail, SMS ou WhatsApp, deve procurar se informar nos sites oficiais ou no próprio espaço, localizado no Paço Municipal.
A Sala do Empreendedor, da Prefeitura de Toledo, emitiu um alerta a microempreendedores individuais (MEIs) sobre a circulação de golpes envolvendo boletos falsos.
A fraude tem ocorrido por meio de mensagens enviadas por e-mail, SMS e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
O diretor de Indústria e Comércio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), Rodrigo Souza, relata que várias denúncias relacionadas ao assunto tem chegado ao conhecimento da Sala do Empreendedor.
“Em geral, esses MEIs recebem mensagens informando que o CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] será cancelado ou que há dívidas urgentes com a Receita Federal”, relata.
De acordo com o diretor, as mensagens falsas geralmente trazem logotipos de órgãos públicos – como Receita Federal, Simples Nacional, governo federal e até da própria Prefeitura de Toledo – para dar aparência de legitimidade. “Tudo é feito para que o boleto falso se pareça com o verdadeiro”, alerta.
Rodrigo reforça que nenhum órgão oficial envia cobranças aleatórias por mensagem.
“Toda a informação sobre débitos, declarações ou pendências deve ser consultada diretamente nos canais oficiais, como o site gov.br ou da Prefeitura de Toledo (www.toledo.pr.gov.br).
No Portal do Município, basta acessar o ícone ‘Sala do Empreendedor’ para verificar a situação cadastral e obter orientações confiáveis”, detalha.
Ele também destaca que também é possível dirimir dúvidas por meio do atendimento presencial da Sala do Empreendedor cujo horário de funcionamento é o mesmo do Paço Municipal Alcides Donin: de segunda a sexta, das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.
“Se você receber algo suspeito, não pague nada sem antes confirmar a veracidade do documento. Procure a Sala do Empreendedor, que nossa equipe vai atender e procurará entender o que, de fato, está sendo cobrado”, orienta.
Segundo o diretor, muitos MEIs acabam sendo enganados por acreditarem que o valor cobrado é pequeno.
“É justamente porque o valor é baixo que as pessoas fazem o pagamento sem pensar duas vezes”, observa.
Rodrigo reforça que a equipe da Sala do Empreendedor está à disposição para orientar e evitar prejuízos.
“O compromisso da Sala é com a informação correta e segura.
Queremos contribuir com o desenvolvimento do pequeno empreendedor, garantindo que ele esteja protegido contra esse tipo de golpe”, salienta.
