Blitz educativa promove saúde e conscientização sobre direitos das mulheres

Ação reuniu secretarias municipais, forças de segurança e voluntários para orientar motoristas e pedestres sobre saúde, prevenção e combate à violência contra a mulher.

Na última sexta-feira (31/10), foi realizada uma blitz educativa de fechamento do Outubro Rosa, no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

A ação contou com a entrega da Cartilha da ‘Saúde Integral da Mulher’ e aferição de sinais vitais, pressão arterial e glicemia por parte da Secretaria de Saúde e de alunas de Medicina da PUCPR.

Organizada pela Secretaria Municipal da Mulher com a colaboração da Secretaria de Saúde, ONG Amigas do Bem viver, Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar, a blitz abordou mais de 50 veículos e também se estendeu a pedestres.

A Secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, comenta que a ação foi produtiva.

“As pessoas que passaram por nós foram muito receptivas.

Fizemos panfletagem advertindo as pessoas da necessidade de se cuidar e de cuidar da saúde da mulher.

É mais uma ação em prol da saúde da mulher e no combate à violência doméstica”, destaca Eliane.

Por mais que a ação tenha foco na saúde e segurança da mulher, homens também foram abordados e orientados.

Alessandro Jardel de Paula, Coordenador da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, comenta sobre a importância de que a informação atinja todos: “muitas mulheres podem ser vítimas de violência doméstica sem ter conhecimento, então a informação é fundamental para que ela não fique suscetível às agressões.

Abordamos também os homens para que, ao adquirir esse conhecimento, de o que é violência e do que é medida protetiva, ele possa transmitir a informação”.

Cartilha - A Cartilha faz parte de um conjunto de ações do Estado do Paraná com a campanha Paraná Rosa 2025 e foi pensada como um manual de orientações para todas as fases da vida, abordando saúde e direitos femininos, incluindo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama e colo do útero.

A publicação também traz temas como violência contra a mulher, saúde mental, envelhecimento, alimentação saudável e a integralidade no cuidado.