Ato na manhã da sexta (24) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito impactam diretamente em ações das secretarias de Esportes e Lazer e da Cultura.
dos vereadores Jairo Cerbarro e Bruno Radunz, “que cria o Programa Livro Aberto”, foi sancionada pelo chefe do Executivo Municipal e pelo secretário da Cultura.
“É uma ação que busca modernizar e tornar mais eficiente o funcionamento das bibliotecas públicas municipais, uma medida que incentiva a transparência e a democratização do acesso à informação, permitindo que o cidadão consulte digitalmente o acervo disponível, os horários de funcionamento e os meios de contato de cada biblioteca”, comenta Bruno.
“Além disso, a lei também cria mecanismos que permitem à Secretaria da Cultura cobrar obras não devolvidas, evitando perdas de exemplares e fortalecendo o hábito da leitura ao garantir que mais pessoas tenham acesso aos livros”, salienta.
Gabriel explicou que a nova lei vai contribuir para aprimorar a gestão das bibliotecas públicas, especialmente na parte técnica e operacional.
“É um regramento que vem para ajudar a continuar um trabalho que já vinha sendo feito, mas que precisava de avanços, principalmente na catalogação dos livros após a reforma da Biblioteca Pública Municipal”, relata.
“A criação de mecanismos para aplicação de multas simbólicas em casos de não devolução é fundamental, pois estimula o senso de responsabilidade e preserva um acervo que é caro e importante para a comunidade”, frisa.
OsterToledo – A Lei nº 3.025/2025, “que inclui a OsterToledo no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo” é de autoria do vereador Professor Oséias, e sua sanção foi prestigiada pela idealizadora do evento, Sirlei Jaiana Kleinübing.
“Fico emocionada com a sanção desta lei, pois, para nós, cristãos, a Páscoa é a festa mais importante do ano. Contudo, vejo que ela ainda não tem a visibilidade que merece”, analisa.
“A partir de agora, Toledo sai na frente e certamente, em breve, teremos a maior festa de Páscoa do Paraná em nosso município”, estima.
Gabriel Furlan destacou que a inclusão da OsterToledo no calendário oficial reforça a consolidação da festa como parte da identidade cultural do município.
“É um evento que vem se consolidando em Toledo, e, a partir de agora, passa a integrar oficialmente a nossa programação anual.
Com essa previsão antecipada, o público pode se organizar melhor para participar e os organizadores ganham mais segurança para planejar o evento, o que beneficia toda a comunidade”, ressalta.
O vereador Professor Oséias destacou o simbolismo e a relevância cultural da OsterToledo, ressaltando sua conexão com as origens cristãs do município.
“É uma festa que valoriza as origens de Toledo, uma cidade que nasceu em torno da cristandade e preserva símbolos de fé e esperança, como a árvore seca, que remete ao sofrimento de Cristo, e as casquinhas de ovos, que simbolizam a ressurreição e a vida”, detalha.
“O ato de pintar as casquinhas vai muito além do aspecto comercial: é uma forma de terapia, autoestima e entusiasmo para muitas mulheres que encontram no artesanato um sentido de utilidade e expressão pessoal”, acrescenta.
