O tempo firme e ensolarado que predominou durante a manhã desta sexta-feira (24) no Paraná deve mudar nas próximas horas, principalmente no Oeste do estado.
Uma nova imagem de satélite divulgada pelo Simepar às 10:10 (horário de Brasília) mostra um amplo sistema de instabilidade sobre o norte da Argentina e o Paraguai, com núcleos de forte intensidade (em tons de vermelho e roxo), indicativos de tempestades severas e grande quantidade de descargas elétricas.
De acordo com a análise meteorológica, o sistema está em deslocamento e deve atingir a faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai entre o fim da tarde e o período da noite, trazendo chuvas fortes, ventos de até 60 km/h e risco de granizo localizado.
Situação no Paraná
Durante a manhã, o tempo permaneceu aberto em quase todo o estado, com temperaturas já próximas de 30 °C em Nova Santa Rosa e 32 °C em Palotina e Marechal Cândido Rondon.
No entanto, o avanço das nuvens carregadas deve provocar mudança brusca nas condições meteorológicas a partir do meio da tarde.
As cidades de Guaíra, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa estão entre as áreas que podem ser atingidas primeiro pelas pancadas de chuva.
O vento de nordeste mantém rajadas entre 40 e 60 km/h, e a umidade relativa do ar oscila entre 38% e 58%, aumentando gradualmente com a aproximação do sistema frontal.
Condições na região Sul
A instabilidade já atinge o oeste e o sudoeste do Rio Grande do Sul, com registros de chuvas e trovoadas.
O sistema também começa a se expandir em direção a Santa Catarina, principalmente nas áreas próximas à fronteira com a Argentina.
Previsão para o Oeste
A tarde deve ser de calor intenso e aumento de nuvens, seguida de chuvas e tempestades isoladas à noite.
O Simepar alerta para a possibilidade de descargas elétricas, ventos fortes e volumes expressivos de chuva em curto período.
A orientação é para que moradores e produtores rurais redobrem a atenção, evitando atividades ao ar livre durante a ocorrência de raios e buscando abrigo seguro em caso de ventos fortes.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa/ Simepar Satélite Goes- 19.
Foto: Portal Nova Santa Rosa/ Simepar Satélite Goes- 19
