Militares de batalhões do Exército do Paraguai e do Brasil estão reunidos no extremo Oeste nesta semana para a execução da Operação Paraná IV, que visa uma capacitação das equipes, com treinamento bélico, simulação de confrontos e ações de busca e resgate.
Ao todo, 1.400 homens, dentre eles 48 estrangeiros, participam das atividades que tiveram início nessa segunda-feira (25) e seguem até a sexta-feira (29). Além da parte humana, foram mobilizadas 180 viaturas, helicópteros, drones e equipamentos de comunicação de alta tecnologia. O trabalho ocorrera entre os municípios de Cascavel, Formosa do Oeste e Alto do Piquiri.
A operação está sendo coordenada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), com presença de todas as organizações subordinadas, incluindo o 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada (34° BIMec) de Foz do Iguaçu, que conduziu uma instrução de nivelamento para os militares paraguaios, a título de ambientação com fuzil Imbel IA2 5,56mm.
“Esta operação combinada entre o Exército Brasileiro e o Exército Paraguaio contribui para a manutenção do adestramento da tropa, garantindo a sua capacidade de pronta resposta”, destacou a 15ª Bda Inf Mec.
Durante esta semana é importante que os motoristas estejam atentos às rodovias e estradas vicinais nos municípios que integram a operação, pois haverá circulação de viaturas e pessoal. A corporação pede compreensão e colaboração dos motoristas, lembrando que a ação é temporária e faz parte da rotina de treinamentos militares integrados na região.
Os comboios serão devidamente sinalizados e acompanhados por viaturas caracterizadas. A Polícia Rodoviária Federal ressalta que os condutores devem obedecer rigorosamente às orientações dos policiais durante a passagem dos comboios, a fim de garantir a segurança no tráfego.