A Fespop 2025, festival musical de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, foi cancelada após recomendação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que pediu ajustes no evento que acontece há mais de 20 anos na cidade.
Na edição de 2024, mais de 300 mil pessoas participaram dos quatro dias de shows com nomes como Luan Santana, Zé Neto e Cristiano, Leonardo, Simone Mendes, Alok e Ana Castela.
No documento entregue pelo órgão à prefeitura, consta a necessidade de mais clareza na parceria entre o município e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) da cidade na realização do festival e também a falta de chamamento público para eleição da Provopar na organização do evento.
Outro ponto destacado pelo PM, é a falta de divulgação em relação à destinação das receitas arrecadadas pelo evento por meio de patrocínios e vendas de ingressos, isso porque apesar da entrada gratuita, parte dos espaços é comercializado como área vip.
Como o documento foi entregue a administração municipal no último dia 12, a Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu afirmou que optou por cancelar a edição do evento deste ano para os ajustes necessários.
Na avaliação do setor jurídico, a realização do evento, sem atender ao que determina a legislação poderia trazer problemas jurídicos, como crime de responsabilidade e improbidade administrativa.
Para a edição deste ano, a cidade havia reservado quase R$ 4 milhões que agora serão destinados a outros setores, como obras de infraestrutura e reforço no setor de saúde do município.
A ex-prefeita Carla Franciele Galendi, que esteve à frente da prefeitura nos últimos quatro anos, não se manifestou até esta publicação