Mortes em terremoto na Turquia devem ‘dobrar ou mais’, ultrapassando 50 mil, diz chefe humanitário da ONU



O secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, disse ao canal de televisão britânico Sky News neste sábado que o número de mortos no terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira deve “dobrar ou mais”.

Continue a leitura depois do anuncio.

— É realmente difícil estimar com muita precisão, porque você tem que ficar sob os escombros, mas tenho certeza que vai dobrar ou mais — disse Martin Griffiths na cidade turca de Karamamaras, perto do epicentro do tremor.

Até o momento, já foram contabilizados mais de 28 mil óbitos, uma marca que deve ultrapassar os 50 mil, segundo as estimativas do especialista.

— Já lidamos com muitos conflitos ao redor do mundo (...) Mas perder 20, 30 ou 40 mil pessoas em uma noite, não vemos isso nem nesses conflitos. É assustador — acrescentou. 

Neste sábado, seis dias após o terremoto de magnitude 7.8 ter atingido os países, a contagem exata era de 28.191 mortes no total, 24.617 na Turquia e 3.574 na Síria.

Além das vítimas fatais, as Nações Unidas alertaram que até 5,3 milhões de pessoas ficaram desabrigadas somente na Síria, e que pelo menos 870 mil precisam urgentemente de alimentos em ambos os países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou, também neste sábado, que ao todo 26 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto, e solicitou US$ 42,8 milhões para arcar com as necessidades mais urgentes de saúde.

Fonte: O Globo



Envie sugestões de Pautas ou Fotos, e acompanhe as notícias em primeira mão.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui