É urgente instalar câmeras em fardas de policiais no Paraná, avaliam especialistas




Projeto de lei sobre uso do dispositivo foi aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná. Letalidade policial caiu 57% em 14 meses de uso dos equipamentos em SP, diz pesquisa

Continue a leitura depois do anuncio.

Os resultados do uso de câmeras nas fardas de policiais militares de São Paulo reforçou em todo o país o debate sobre a instalação desses equipamentos.

No Paraná, a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que obriga a implantação dos dispositivos. Porém, não há previsão de ser discutido em plenário.

Nesta segunda-feira (6), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), disse que nos próximos meses o estado começará testes com as câmeras (veja mais abaixo).

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que o número de mortes em ações da PM paulista diminuiu 57% nos primeiros 14 meses de uso das câmeras nas fardas. No caso das lesões corporais, a queda foi de 63%.

Os equipamentos começaram a ser instalados em 2020 em. O resultado considera a Região Metropolitana paulista.

Segundo o Ministério Público, no mesmo período, a quantidade de pessoas mortas por policiais militares aumentou quase 10% no Paraná.

Estudo da Defensoria Pública do Estado (DPE) apontou que a maioria das pessoas mortas não tinha passagens pela polícia. Para os especialistas, é urgente a instalação de câmeras em fardas no Paraná.


Fonte: g1



Envie sugestões de Pautas ou Fotos, e acompanhe as notícias em primeira mão.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui