América Central em alerta com avanço do Lisa, fortalecido como furacão



Fortalecido como furacão de categoria 1 e com ventos fortes de 130 km/h, o Lisa avançou nesta quarta-feira(2) em direção ao norte da América Central, ameaçando especialmente Belize e a península de Yucatan, no sul do México.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH), às 14h00 GMT desta quarta-feira (11h em Brasília), o Lisa estava no mar a cerca de 90 km de Belize, onde deve alcançar sua costa ao longo do dia e já registra uma intensificação das chuvas.

Continue a leitura depois do anuncio.

O fenômeno está se movendo a 22 km/h em direção ao oeste com ventos máximos sustentados de 130 km/h, correspondendo a um furacão de categoria 1 de 5 na escala Saffir-Simpson.

- Chuva e vento em Belize -
O Governo de Belize declarou alerta vermelho para todo o litoral ao anunciar o fechamento de escolas e a abertura de vários abrigos, enquanto avaliava o fechamento das fronteiras.

Na cidade de Belize, antiga capital do país no litoral nordeste, a chuva e o vento aumentaram, enquanto o centro histórico exibia ruas alagadas.

"O fenômeno é muito perigoso para nós" porque em Belize tudo "inunda rapidamente com pouca chuva" e já "um furacão, ventos e  muita chuva assustam muitas pessoas", disse Jazmín Ayusola, uma secretária de 21 anos.

A maioria das empresas também foi fechada devido ao furacão, cujo olho deve passar pela zona sul da cidade.

Fonte: Yahoo



Envie sugestões de Pautas ou Fotos, e acompanhe as notícias em primeira mão.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui