Um ciclone extratropical preocupa sete diferentes estados brasileiros que estão em alerta laranja segundo o Inmet. O fenômeno natural provavelmente trará entre quinta e sexta-feira vendavais, ventanias, granizo e fortes chuva para as áreas atendidas pela frente fria combinada com as altas temperaturas.
Continue a leitura depois do anuncio.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão entre os estados afetados. Diferentes áreas dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também serão afetadas. As consequências são imprevisíveis e toda a atenção é pouca.
O que é um ciclone extratropical?
Um ciclone extratropical extrai sua energia principalmente do gradiente horizontal de temperatura que existe na atmosfera. Os ciclones extratropicais (também conhecidos como tempestades de latitude média ou tempestades baroclínicas) são sistemas de baixa pressão com frentes frias, quentes e ocluídas associadas.
No caso dos ciclones tropicais , ao contrário, geralmente há pouco ou nenhum gradiente horizontal de temperatura na superfície e os ventos são provenientes da liberação de energia devido à formação de nuvens e/ou chuva do ar quente e úmido dos trópicos. No caso dos ciclones tropicais, os ventos mais fortes são encontrados perto do solo, enquanto os ventos mais fortes dos ciclones extratropicais estão perto da tropopausa, a cerca de 12 km de altitude.
Estruturalmente, em ciclones tropicais, os ventos mais fortes estão perto do solo (uma consequência de ser um “núcleo quente” na troposfera), enquanto em ciclones extratropicais, os ventos mais fortes estão perto do solo. “núcleo quente” na estratosfera e “núcleo frio” na troposfera). “Núcleo quente” (literalmente “núcleo quente”) significa que o núcleo da depressão é relativamente mais quente do que seu ambiente para a mesma superfície de pressão (uma “superfície de pressão”. Na maioria das vezes, um ciclone tropical torna-se um ciclone extratropical quando curva seu caminho em direção aos pólos e em direção ao leste.
Saiba de tudo que acontece em Toledo e região através de nossos grupos no WhatsApp https://chat.whatsapp.com/I6LOFXU99ydGaOJcKLonaN
Fonte: AconteceuEmToledo
Envie sugestões de Pautas ou Fotos, e acompanhe as notícias em primeira mão.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui