Urgente: Primeiro caso de "varíola dos macacos" é registrado em Cascavel




Na manhã desta quinta-feira (11), a equipe da CGN conversou com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Cascavel, Rozane Campiol, sobre a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos.

Segundo as informações, o paciente é um homem na faixa etária entre 30 a 39 anos e está em isolamento desde o dia 29 de julho. Conforme a Secretaria de Saúde, o quadro clínico do paciente é estável e está recebendo toda a assistência da Sesau.

Continue a leitura depois do anuncio.

O diagnóstico do paciente foi confirmado na última segunda-feira e divulgado no dia de ontem, quarta-feira. O paciente apresentou febre, mal-estar e bolhas pelo corpo. Ele teria passado por um Estado onde já teria sido confirmada a transmissão comunitária.

Conforme Rozane Campiol, o período de incubação do vírus é de cinco a 21 dias, onde ocorrem as transmissões e principalmente as lesões pelo corpo.

Mais quatro casos estavam sendo investigados no município, sendo que outros dois já foram descartados. Com o risco, todas as suspeitas são colocadas em isolamento para a possível contenção da doença.

A médica Alana Schirmer Caporal detalhou como são os sintomas das doenças para que a população fique em alerta.

A transmissão da doença se dá pelo contato pele a pele, normalmente durante contatos mais íntimos ou por roupas. A médica também faz o alerta das medidas que servem como prevenção.

As pessoas que desconfiarem de terem sido infectadas pela doença devem deslocar às unidades de saúde, onde os profissionais de saúde estão atentos às possíveis infecções pela Monkeypox.

Fonte: CGN



Envie sugestões de Pautas ou Fotos, e acompanhe as notícias em primeira mão.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui