Lua de Sangue: eclipse da Lua será visível no Brasil neste final de semana



Neste final de semana, mais especificamente na madrugada do dia 15 para 16, acontecerá o primeiro eclipse lunar total deste ano, também popularmente conhecido como Lua de Sangue. Esse eclipse será totalmente visível no Brasil, e também em outros países da América do Sul, América do Norte, África e Europa.

Continue a leitura depois do anuncio.

A Lua iniciará sua trajetória pela sombra da Terra no domingo à noite, às 22h32 no horário de Brasília, quando lentamente começa a perder seu brilho pouco a pouco. Às 23h27 começa então a fase parcial do eclipse, quando a lua entra na umbra - a parte mais escura da Terra - e aí gradualmente veremos a Lua sendo coberta pela sombra do nosso planeta.

Mas é no início da madrugada do dia 16, mais precisamente a partir das 00h30 até 1h54 que teremos o ponto máximo do eclipse. Depois disso, lentamente, a Lua começa a recuperar seu brilho e às 3h53 o eclipse chega ao fim.

Quando a Lua atingir seu ápice, sua superfície ficará com uma coloração avermelhada, por isso chamada popularmente de Lua de Sangue. Isso é causado por um efeito óptico conhecido como dispersão de Rayleigh, que também é responsável pela cor azul que temos em nosso céu. Segundo a NASA, a luz viaja em ondas e diferentes cores de luz têm diferentes propriedades físicas. A luz azul, por exemplo, tem um comprimento de onda mais curto e é espalhada mais facilmente por partículas na atmosfera da Terra do que a luz vermelha, que tem um comprimento de onda mais longo. 

Durante o Eclipse uma parte da Luz do Sol atinge a Lua, mas passa antes pela nossa atmosfera. Fazendo assim com que o tom amarelado do sol perca um pouco de energia e incida sobre a Lua um tom mais avermelhado.

Esse eclipse lunar total vai ocorrer perto do perigeu, que é o ponto mais próximo que a Lua atinge em relação ao planeta Terra, fazendo assim com que a Lua pareça cerca de 7% maior do que a média. 

Para observar melhor este evento astronômico, especialistas aconselham escolher um local escuro e afastado, para que você tenha um campo de visão maior do fenômeno.

Mas se na sua cidade não for possível assistir o eclipse por conta do mau tempo, o canal oficial da NASA no youtube fará a transmissão em tempo real do fenômeno, clique aqui para já acessar a transmissão e ative o sininho para não perder!  

Participe de nossos grupos no WhatsApp


Fonte: AconteceuEmToledo 



Envie sugestões de Pautas ou Fotos, e acompanhe as notícias em primeira mão.
Entre no nosso grupo do WhatsApp: Clicando Aqui